30 de dez. de 2015

Secretaria Municipal de Cultura e Juventude de Sete Lagoas celebra ações realizadas em 2015

Cultura: reforçando valores, abrindo espaços e fortalecendo os talentos de nossa terra.


No ano que chega ao fim em poucos dias, a cidade viu sua cultura florescer e multiplicar frutos com muita arte, música, folclore, teatro, dança e valores que agregam à cidade, à sua história e seu cotidiano.

Um período que vem se fortalecendo como um importante marco na vida artística da cidade e na trajetória dos diversos grupos e áreas artísticas mostra como a dedicação e empenho, aliados à união podem construir uma cultura sólida e crescente, e promete ainda muita alegria e arte para os tempos que virão.

Com o apoio irrestrito e empenho de toda a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude, a Prefeitura de Sete Lagoas possibilitou, com investimentos superiores a 1,5 milhões, a realização mais de 300 atividades ao longo do ano, incluindo os eventos ocorridos em parceria com varias instituições educacionais e culturais, dentre os quais se destacam, a III Virada Cultural, Semana do Trabalhador, a Feira da Paz, o Festival da Vida, o 28º Inverno Cultural da UFSJ, o 2º Festival de Inverno de Sete Lagoas que homenageou a poetiza e professora sete-lagoana Mariza da Conceição Pereira, a 2ª Temporada de Teatro de Sete Lagoas, a semana do Folclore, Festa da Serra, Minas ao Luar, Palco 2 na Exposete, Prêmio de Musica de Minas Gerais e como não poderia deixar de citar o Carnaval, que foi a mais legítima mostra de alegria, organização e harmonia proporcionando uma festa que alegrou a todos os públicos.

Encerrando as atividades do ano de 2015, o lançamento oficial e apresentação dos trabalhos do período de avaliação de viabilidade, a Escola de Artes e Humanidades de Sete Lagoas, mostrou a que veio e promete levar arte e cultura a cada canto da cidade. Com aulas de teatro, dança contemporânea, cerâmica, grafitti, violão, flautas, canto coral, confecção de figurinos, alegorias e adereços, resgate das tradições folclóricas e banda de música, cerca de 250 alunos de todas as idades foram diretamente impactados e lotaram o auditório da Casa da Cultura no ultimo dia 17/12, em duas sessões para apresentarem as construções executadas nos quatro meses de atividades. Motivo de muito orgulho para pais, alunos, professores e comunidade artística local.

Durante doze meses, grupos de teatro, dança, músicos e escritores, levaram o nome de Sete Lagoas a outras paragens, mostrando o talento e competência dos artistas de nossa terra, e em outras oportunidades, a cidade pode receber em seu solo nomes internacionalmente conhecidos.

A Galeria Myralda e João Fernandino Jr, até o mês de fechamento do ano contabilizam juntas 31, exposições, sem contar as mais de 270 atividades de artes integradas, teatro, cinema, circo, que ocuparam varias praças e espaços públicos levando gratuitamente ao público atrações de qualidade e proporcionando a todos uma ampla vivência com as artes.

Após tantas ações e pessoas alcançadas, aliado ao e o sentimento de dever cumprido, a Prefeitura de sete lagoas e toda a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude, agradecem a cada sete-lagoano e visitante que participou, se emocionou e encantou a cidade com seu exemplo e demonstrações de amor às artes!

Vale a pena acompanhar de perto o desenvolvimento cultural de Sete Lagoas que dia após dia trabalha para ser a cidade que a gente quer! Acompanhe as atividades da secretaria em: http://culturasetelagoas.blogspot.com.br/


Por Nana Andrade - Secretaria Municipal de Cultura e Juventude/ Prefeitura de Sete Lagoas